quinta-feira, 28 de novembro de 2013

2.ª Sessão do Clube - 26 de novembro de 2013

A 2.ª sessão Scratch contou, mais uma vez, com a presença dos meninos com CEI. O objetivo da sessão consistia em criar um jogo em Scratch com o "sapo-Pai-Natal" a apanhar presentes que caem do céu aos magotes.



Posso afirmar que esta sessão se afigurou riquíssima, no que ao conhecimento diz respeito, e tal ficou a dever-se ao facto de poder contar com a colaboração do professor Gorge de Físico-Química.

Para levarmos a bom porto o nosso trabalho e, assim, dar início à concretização deste projeto, houve necessidade de explorar os números inteiros relativos e as coordenadas cartesianas, junto de alunos com CEI. Com efeito, para que os meninos compreendessem os números inteiros negativos e as suas representações, foi necessário recorrer a exemplos concretos, nomeadamente ao elevador,
aos termómetros e às temperaturas, em geral, bem como à temperatura corporal do Homem, em particular, etc. Ora, foi precisamente neste ponto que a presença do professor de Físico-Química foi preciosíssima, uma vez que, além de coloborar comigo no apoio às crianças, complementou as minhas intervenções, explicando com clareza este fenómeno - a temperatura.

No final, registámos algumas evidências do nosso trabalho, dado que o entusiasmo durante a fase de realização do projeto me absorveu completamente, a ponto de me esquecer de fotografar os alunos a trabalhar, pensar, raciocinar, etc. Assim, as imagens, que a seguir partilho, mostram o meu colega, um dos meus formandos em  programação Scratch, no final da sessão, muito atento aos rabiscos do quadro que eu tinha feito para explicar as coordenadas cartesianas aos meninos e, também, justificar
o recurso a "variáveis", "sensores", "blocos lógicos" e muitos "ciclos", neste projeto.






Balanço da sessão: superou as expetativas. Mais uma vez, pude constatar que nada, mas mesmo nada, supera o trabalho colaborativo, em parceria... 


Muito obrigada aos meninos e ao professor Gorge de Físico-Química.

:)

Sem comentários:

Enviar um comentário