quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O Clube Scratch dinamiza sessão na aula de "Apoio ao Estudo" do 5.º D

Uma vez que os meninos do 5.º D não têm horário compatível com o horário do Clube Scratch, e há muito manifestavam vontade de aprender a programar, o Clube decidiu ir à sua aula de Apoio ao Estudo. 

A professora de Apoio ao Estudo de Matemática permitiu que a dinamizadora do Clube Scratch conduzisse a sessão. São ambas parceiras no que diz respeito ao ensino e aprendizagem da Matemática. Nunca divergem relativamente a ideias e opiniões, pelo que adoram trabalhar em parceria (*).

Desde já se avança que a sessão foi um sucesso, o que é normal junto de crianças desta faixa etária.

A tarefa proposta consistia em conceber um projeto em Scratch, no qual se coloca o sapo a piscar um dos olhos - ícone da versão portuguesa do Scratch que substitui o gato da versão original criada pelo MIT. Para a concretização do referido projeto as crianças têm de encaixar um conjunto de peças - comandos - que se forem executados sem nenhuma pausa entre eles não se notará o efeito pretendido: piscar de olhos.

Nas imagens que se seguem, pode ver-se um grupo de alunos a programar, em Scratch, nos laptops da Escola.

Na terceira e quarta imagens, pode ler-se o registo, no quadro, do raciocínio dos alunos a propósito da tentativa de controlar o tempo do piscar de olhos do sapo.

No começo, os alunos não se lembravam da existência de números não inteiros entre "0" e 1", pelo que foi necessário recorrer ao dinheiro - euro e cêntimo - para começarem a surgir as primeiras respostas interessantes, nomeadamente cinco décimas ou cinquenta centésimas, duas décimas, quinze centésimas, etc. Mais uma vez se constatou que o dinheiro resulta bem em qualquer contexto. ;)

Após grande debate entre alunos, moderado pela professora Cristina, as crianças concluíram que necessitavam de adicionar ao ciclo "para sempre" a peça de controlo "espera 0,2 segundos" para que o "traje" (imagem do sapo) variasse entre sapo com olhos arregalados e sapo com um dos olhos fechados e, assim, criar a ilusão de movimento e culminar o seu primeiro projeto em Scratch -  "O sapo pisca-pisca".


(*) Esclarece-se que a professora que dinamiza o Clube é também a docente de Apoio ao Estudo do 5.ºD (just kidding)

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