Hoje, dia 12 de novembro, abriram-se as portas da sala B15 para se dinamizar a 1.ª sessão do Clube Scratch.
Afixado o cartaz na porta da sala, ligado os cinco laptops disponíveis e o desktop da sala, recebemos o Professor Gorge e os seus meninos com CEI.
Foi com grande alegria e muito entusiasmo que os alunos começaram a dar os "primeiros passos" em scratch, mas só depois de ouvirem uma breve abordagem à referida linguagem de programação. De olhinhos brilhantes e atenção redobrada os meninos e as meninas ouviram falar de: onde surgiu ; para que serve; quem divulga e onde descarregar, etc.
Terminada a apresentação, deram-se as primeiras explicações e num ápice o sapo começou a: piscar os olhos, mudar de cor, andar, a dizer "Olá, valentões de Aguada!" (nome escolhido pelos alunos) a coaxar, etc.
Sem se aperceberem, aqueles alunos aprendiam tanta coisa: ler; escrever diálogos; comunicar (em) matemática; contar; ordenar e comparar números decimais para controlar o andamento do sapo e o piscar dos olhos; a treinar diferentes representações dos números (fração e dízima); orientação no plano (direita, esquerda, vertical, horizintal); estabelecer conexões entre diferentes áreas do saber; etc. E as competências tecnológicas que desenvolveram? E o raciocínio?
Em suma, a sessão superou as expetativas: os meninos nem queriam ir para o recreio. Eu e o professor Gorge sorriamos de satisfação: o entusiasmo daquelas crianças deixaram-nos com a sensação de missão cumprida.
E a 1.ª sessão aconteceu desta forma, porque estava eu na papelaria a imprimir o cartaz e eis que aparece...
Cristina - Ó Gorge, este é o cartaz do clube que vou dinamizar. Divulga aos teus alunos, por favor.
Gorge - Vou agora trabalhar com os meninos com CEI.
Cristina - Ai que bom! O scratch é a ferramenta ideal para eles. Aparece por lá. Dá-me 15 minutos para preparar a sala.
Gorge - Ok!
Muito obrigada a todos!
Muitos parabéns aos professores e alunos envolvidos! Vamos acompanhar o blogue com muito interesse.
ResponderEliminarJoão Torres
Projeto EduSscratch